sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Nutrição na Adolescência

Na adolescência, ocorrem mudanças fisiológicas e psicológicas significativas para a transformação da criança em adulto. Para que essa etapa ocorra de modo saudável, um dos aspectos que devem ser levados em consideração é a alimentação balanceada.
Uma boa nutrição garantirá crescimento e desenvolvimento adequados e a manutenção da capacidade de estudo e de trabalho. Também evitará o surgimento de doenças como obesidade, anemia, colesterol elevado, entre outras.
Desta forma, o adolescente deve estar atento, principalmente, ao consumo destes nutrientes:
· Calorias – fornecem energia para o crescimento e as atividades diárias. A quantidade depende do estágio de crescimento, do sexo, da rotina de estudo e trabalho e da prática de atividade física. Principais fontes: todos os alimentos.
· Ferro – participa da formação dos músculos e do sangue. Principais fontes: carnes (todos os tipos), feijão, beterraba, vegetais verde-escuros.
· Cálcio – participa da formação da massa óssea. Principais fontes: leite, queijos, iogurtes, vegetais verde-escuros, melado, milho, aveia.
Zinco – tem participação no crescimento e na maturação sexual. Principais fontes: carnes vermelhas, ovos, leite, pães integrais, milho e aveia.
· Vitamina A – é importante para o crescimento, as atividades celulares e o bom funcionamento do sistema imunológico. Principais fontes: leite integral, gema de ovo, fígado e vegetais amarelos, laranjas, vermelhos e verde-escuros.
· Vitamina C – atua na cicatrização, na formação dos dentes, na síntese de alguns hormônios, na integridade dos vasos capilares. Principais fontes: laranja, limão, bergamota, kiwi, morango, melão, tomate, repolho, couve-flor, pimentão.

Dicas:
Consumir diariamente carboidratos (arroz, massa, batata, pães...), frutas e hortaliças, carnes, ovos, leite e derivados, óleos vegetais;
Evitar alimentos ricos em calorias, sal, açúcar e/ou gorduras de baixa qualidade, como a gordura hidrogenada. Ex: salgadinhos, balas, chocolates, chicletes, refrigerantes, bolachas recheadas, fast food e bebidas alcoólicas;
Fazer 6 refeições ao dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia);
Ingerir alimentos variados e coloridos;
Beber líquidos como água, chás claros e sucos naturais;
Praticar atividade física regularmente.

Cristina Gomes Pivetta
Nutricionista CRN2 5021
Fone.: (51) 9166.7069

Nenhum comentário: